FORMATURA

Superando desafios: ITA forma 115 novos engenheiros

Os novos engenheiros celebraram a conclusão de uma jornada marcada por desafios intelectuais, crescimento pessoal e dedicação.
Publicada em: 18/12/2023 15:06
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Em uma cerimônia realizada neste sábado (16/12), em São José dos Campos (SP), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) celebrou a formatura dos novos 115 engenheiros, marcando o fim de um ciclo repleto de desafios e conquistas excepcionais.

O ITA, conhecido por sua excelência em formação técnica e científica, mantém um dos processos seletivos mais difíceis do país. A concorrência acirrada e o nível elevado das provas de ingresso filtram os candidatos, selecionando os mais aptos e dedicados para compor seus quadros acadêmicos. Os aprovados neste que é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil enfrentam um curso desafiador que demanda não apenas habilidades técnicas, mas também resiliência e comprometimento.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, destacou a dedicação dos graduandos durante sua jornada acadêmica, elencando a turma de 2023 como umas das melhores que já passou pelo Instituto. "O ITA não é apenas uma instituição de ensino; é um ambiente que desafia constantemente seus alunos a superarem seus limites e a contribuírem para o avanço científico e tecnológico. Estes novos engenheiros não apenas passaram por esse desafio, mas prosperaram, demonstrando excelência em suas respectivas áreas de estudo. Por isso, uma turma cheia de grandes jovens talentos", ressaltou o diretor.

Um aspecto peculiar do ITA é a presença tanto de alunos civis quanto militares.  Enquanto alguns optam por seguir carreiras nas Forças Armadas, outros escolhem ingressar como civis. Essa dualidade reflete a missão ampla da instituição, que tem como objetivo formar não apenas engenheiros de alta competência técnica, mas também líderes preparados para atuar em diversas esferas da sociedade.

Neste ano, 39 alunos escolheram seguir a carreira militar e 76 preferiram o meio civil. O primeiro lugar da turma, Tenente Thiago Lopes de Araújo, optou pelas fileiras militares – formando-se em Engenharia da Computação e alcançou a média máxima de 9.6 pontos, sendo destaque da turma não apenas pelos esforços e empenhos acadêmicos, mas por nunca ter desistido do sonho de ser engenheiro formado pelo ITA, uma vez que conseguiu aprovação em diversas outras instituições de ensino.

"Eu sempre tive o sonho de ser engenheiro. Abdiquei de muitas coisas típicas da minha idade para viver esse sonho.  Foram dias e noites de estudos e até de incertezas, mas deu certo e, hoje, meu sonho se torna realidade", relata emocionado o jovem engenheiro.

Durante a formatura, surgiram discussões sobre as perspectivas de trabalho para esses engenheiros altamente qualificados. Com uma demanda crescente por profissionais de ponta nas áreas aeroespacial, mecânica, eletrônica e computação, os recém-formados do ITA são cobiçados pelo mercado de trabalho nacional e internacional. Muitos já têm propostas de emprego antes mesmo de concluírem seus cursos.

É o caso de Bernardo Dias, que ingressou na instituição com apenas 15 anos e, hoje, forma-se como o mais jovem engenheiro da história do ITA, saindo da sala de aula com um contrato de trabalho com a EMBRAER, empresa brasileira fabricante de aviões militares, comerciais, agrícolas e executivos.

"Estou muito feliz com o meu progresso até aqui. Não foram anos fáceis, mas no final deu tudo certo. Para o futuro? Quero continuar estudando, me aperfeiçoando e aprendendo cada vez mais. Acho que assim vou contribuir para o futuro da tecnologia brasileira", relata.

Devido a seus altos padrões de excelência, na solenidade, o ITA concedeu três tipos de honraria: Láurea Cum Laude, Láurea Magna Cum Laude, Láurea Summa Cum Laude.  Na ocasião e pela primeira vez também na história, uma mulher recebeu a Láurea Magna Cum Laude, honraria concedida pelo ITA aos alunos que obtiveram média geral mínima de 9 e nenhuma nota inferior a 8,5: a engenheira eletrônica com formação complementar em engenharia física, Rina Chen Carvalho.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, presidiu a solenidade e externou sua satisfação, orgulho e admiração a todos os formandos. "Esta bela cerimônia não apenas traduz a conclusão de uma etapa acadêmica, como ratifica o início de uma promissora trajetória para os mais novos e melhores engenheiros do Brasil. Parabéns, formandos!", finalizou o Comandante.

Os engenheiros expressaram a gratidão pelas oportunidades e desafios oferecidos pelo ITA. Agora, munidos de conhecimento técnico e experiências enriquecedoras estão prontos para deixar sua marca no mundo, seja no setor privado, acadêmico ou nas Forças Armadas, evidenciando que o ITA continua a ser um catalisador de excelência e inovação no Brasil.

Sobre o ITA

Fundado em 1950, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino superior que se destaca como uma das principais referências em engenharia e tecnologia no Brasil. Localizado em São José dos Campos (SP), o ITA foi concebido como parte do esforço do governo brasileiro para impulsionar o desenvolvimento tecnológico na área aeroespacial, sendo assim, está vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao longo dos anos, o Instituto consolidou sua reputação pela excelência acadêmica, contribuindo significativamente para o avanço científico e tecnológico do país.

Atualmente, o Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica realizam estudos para a criação de uma unidade do ITA em Fortaleza, com uma área nova de ensino, que é a bioengenharia. Isso evidencia, sobremaneira, que o Instituto é reconhecido não apenas por sua formação técnica de alta qualidade, mas também por sua influência na pesquisa, inovação e na formação de profissionais altamente qualificados que desempenham papéis-chave em diversas áreas do setor aeroespacial e tecnológico.

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER e Tenente Daniela Camargos/ DCTA

Vídeo: Tenente Eniele Santos, Sargento Müller Marin e Sargento Renata / CECOMSAER